quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Lamentação

Lamentação: s.f. Ação de lamentar(-se). Choro acompanhado de gemidos e clamores; queixume, lástima. Canto fúnebre.




Hoje em dia quem não se lamenta?
O salário que é baixo, os políticos cada dia mais corruptos, a fome e a miséria não só entre os povos, mas no interior de cada ser, a maldade ''injusta'' da vida, enfim, lamentações por todos os lados.
Eu por exemplo não costumo me lamentar por dois simples motivos: não vai resolver meus problemas e só atrairá mais energia e pessoas negativas. Não que eu seja mística a esse ponto, apenas porque não costumo ser assim. Prefiro buscar minhas respostas, procurar mudar o que pode ser mudado, melhorar o que pode ser ainda melhor e ajudar aos demais a enxergarem o lado positivo.
Agora, cá entre nós, ando sem paciência com pessoas mesquinhas e sem escrupulos, essas pessoas acham que vão se dar bem sempre, mas o que é delas está guardado. A justiça tarda mas não falha. A lei de causa e efeito é verdadeira. Pra toda ação ocorrerá uma reação como a lei da física mesmo nos mostra.
Mas e até aonde vai essa minha paciência? E o que eu farei pra mudar isso sem prejudicar as pessoas ao meu redor? Boa pergunta, deixarei na consciência até o momento certo de agir.
Enquanto isso, o que você fará de bom hoje pra evitar outras tantas lamentações? O primeiro passo sem dúvida alguma é evitar reclamar seja do que for, apenas respire fundo e conte até 10. Incentive quem estiver a sua volta a fazer o mesmo. Pensar bem antes de falar qualquer coisa que venha da sua cabeça sem pensar. Uma palavra dita sem pensar pode machucar quem menos imaginar.




''Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.'' (Fernando Pessoa)

Nenhum comentário: