terça-feira, 26 de agosto de 2008

Análise do filme Antes de Partir

O filme Antes de Partir tem em seu elenco principal Morgan Freeman, interpretando Carter Chambers e Jack Nicholson como Edward Cole, ambos pessoas totalmente diferentes, que aos poucos foram se conhecendo e aprendendo um com o outro.

Carter Chambers, é homem casado e há mais de 40 anos trabalha como mecânico. Ingressou na faculdade, mas por opção, preferiu criar os seus filhos e após a formação deles, voltaria a estudar.

Edward Cole, é empresário e dono do hospital. Está internado no mesmo quarto que Carter. Teve quatro casamentos fracassados, vive sozinho e não tem amigos, ao contrário de Carter que tem sua família sempre apoiando.

O filme demonstra claramente a foma como cada um pensa e lida com a vida. Enquanto Carter é uma pessoa mais simples e que dá valor a vida. Edward é autoritário, muito inteligente, excêntrico e extremamente ansioso.

Podemos fazer uma ligação do filme com o conteúdo visto até o momento em Estilos de Liderança, onde cada um lidera à sua maneira, de forma que ambos vão se descobrindo no desenrolar da história.

Maneiras de pensar diferentes e isso faz a diferença, pois um complementa o outro. Vejo que são essas diferenças que nos acrescentam e nos tornam capazes de distinguir de qual forma podemos liderar. As pessoas são complexas por natureza e como tal, estamos sempre buscando o aperfeiçoamento pessoal.

Carter foi um bom líder, pois ele soube valorizar cada individuo, e acima de tudo, lidar com os conflitos que vinham no decorrer. Já Edward, sempre na defensiva, talvez demonstrasse ser mais impulsivo em alguns momentos, audacioso e nem por isso deixou de acrescentar algo ao Carter. Posso ver claramente que Edward aprendeu a ser mais humanista, a importância de não ficar sozinho e de perdoar.

Ficou evidente neste filme, o grau de importância dos dois personagens, em como cada um enfrenta as dificuldades. Um lidera a situação com otimismo, dando idéias para realizarem juntos. O outro achou besteira, mas acabou cedendo e mudando as suas atitudes em virtude da vida que vivera até então.

Percebo que as pessoas no geral, quando começam a olhar para si, percebem o quanto de interessante podem fazer e aprender. Saber ouvir e compreender o próximo. E além disso, nem sempre uma palavra dita pode ser bem interpretada, mas a forma como agimos diante de tal situação.

Como lideres souberam valorizar cada gesto, tiveram idéias e juntos foram desenvolvendo suas habilidades. Os dois juntos souberam liderar a situação em que se encontravam (a doença), onde um manteve a esperança no outro e uma história de amizade, companheirismo, reconquistas e aprendizados tiveram.


Por: Andressa Rigotti Heinemann

Um comentário:

Monica Burich disse...

Eu adoro esse filme... Volta e meia me lembro e revejo minha lista de desejos... Uma ótima reflexão! Estou seguindo o seu blog. Bjs Monica Burich http://deliciosarotina.blogspot.com